ESTUDOS


Titulo: Benção

Tema: Bênçãos conquistadas pela morte de Cristo.

Leitura:  Zc 8:13 “ E há de suceder, ó casa de Judá, e casa de Israel, que, assim como fostes uma maldição entre os gentios, assim vos salvarei, e sereis uma BÊNÇÃO; não temais, esforcem-se as vossas mãos ”.
Introdução
            Zacarias, filho de Baraquias e contemporâneo de Ageu o profeta – animou o povo para construir o templo em Jerusalém. Viu a condição pecadora e a indiferença espiritual de seu povo – Mas sua profecia teve um alcance maior – Ele viu a vinda do Messias soberano e o amanhecer de um dia mais brilhante para Sião e todas as nações.
            No capitulo 14 e versículo 7b “... Quando a tarde chegar, haverá luz ”.A luz do mundo e de Sião é Jesus o Cristo, Jesus disse: “ Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida ”(Jo 8:12).
            Que esta palavra seja uma revelação das Bênçãos conquistadas pela morte de Cristo.
            Dentre os vários benefícios que a morte de Jesus, na Cruz do Calvário nos trouxe, destaco algumas, sem a pretensão de que seja as únicas existentes.
            A bênção da redenção – Redenção é o ato ou efeito de remir (adquirir de novo, resgatar).
                        Rm 3:24 “ e são justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus ”.
                        Ef 1:7 “ Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça ”.
                        Através da redenção Poe Cristo na cruz nós alcançamos a reconciliação com Deus. Ef 2:16 “ e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, matando com ela a inimizade ”.
            A benção da paz – paz é ausência de lutas, violências ou perturbações sociais, ou de conflitos entre pessoas.
                        Cl 1:20 “ e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus ”.
                        Is 53:5 nos mostra que esta paz foi outorgada através de Cristo(consentida em, aprovada) “ Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados ”.
            Benção da vida eterna
                        Em São João 3:16 diz : “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna ”. Destaco 03 (três) condições para obtê-la:
v  Renunciar ao mundo – Em Lc 18:28-30 diz: “ Disse Pedro: Nós deixamos tudo e te seguimos. Disse-lhes Ele: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo Reino de Deus, e não receba muito mais neste mundo e no mundo vindouro a vida eterna”.
v  Fé em Cristo – Confie em Jesus porque “ Assim como Moises levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna”(Jo 3:14,15).
v  Conhecimento de Deus – “ Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”(Jo 17:3).
Bênção da comunhão
Ef 2:13 “ Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto ”.
1 Jo 1:7 “ Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado ”. Se refletirmos neste versículo podemos observar quantos cristãos estão perdendo bênçãos de Jesus por falta de comunhão com seus “ irmãos ”.
Sl 119:63 “ Companheiro sou de todos os que te temem, e dos que guardam os teus preceitos ”.
At 2:42 “ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações ”.
Como é mui excelente a benção da comunhão!!!!
Hoje é dia de bênçãos de Cristo para você, recline a sua cabeça próximo de Jesus – “ Um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado próximo a Jesus ”(Jo 13:23) .
            JESUS TE CHAMA, JESUS TE AMA, então vêm.

            "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós " 2Co 13:13



REALIZAÇÕES UNIVERSAIS DO CALVÁRIO

Leitura: Ap 5:1-14
“Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono  um livro em forma de rolo, escrito em ambos os lados e selado com sete selos. Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e abrir o livro?” Mas não havia ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro, ou se quer olhar para ele. Eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”. Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercados pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda terra. Ele se aproximou e recebeu o livro da mão direito daquele que estava assentado no trono. Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois fostes morto, e com seu sangue compraste para Deus gente de toda tribo, língua, povo e nação. Tu o constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra”.Então olhei e vi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, e cantavam em alta voz: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!” Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: “Àquele que esta assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para o todo sempre!” Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e o adoraram.” (Bíblia Thompson, Ap 5:1-14,p.1123)

João vê em uma extraordinária visão revelada por Deus o “livro” e o “Cordeiro”, parece que a leitura do livro era de fundamental importância. Estes mesmos estavam escritos pelos ambos os lados, mas estavam selados. E agora! Quem haveria de ilaquear o selo? Quem? Teria que ser segundo o registro acima que ser alguém digno, mas pelo jeito não se achou um só, “Mas não havia ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro, ou sequer olhar para ele.”(Ap5:3) , então restou para João chorar.
Quantos de nós agora, neste instante esta chorando por não conseguir ver neste mundo tão malévolo alguém que possa abrir uma nova história, ser o libertador, o salvador, o abençoador, o gracioso, o que trás vitória... Vem no meu coração que talvez João tivesse este mesmo pensamento e veio ao seu coração a palavra de esperança que “(...) o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”(SL30:5) então João viu um Cordeiro “que parecia ter estado morto”(Ap5:6) este era Jesus, OH GLÓRIA! ALELUIA!!!  Como diz a letra do louvor “ Ele vem brilhando como o sol, voando sobre as nuvens ...” trazendo sobre si as Realizações Universal através do calvário.

REALIZAÇÕES UNIVERSAIS DO CALVÁRIO DE JESUS O CRISTO

1ª Realização do calvário de Cristo.
O poder da morte é quebrado:
2Tm1:10 “ e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho”.
Isaías profetizou no cap. 25 e VS. 8 “ Aniquilara a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos; tirará o opróbio do seu povo de toda terra. O Senhor o disse.”
Os 13:14 “ Eu os remirei da violência do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está ó inferno, a tua destruição? A compaixão está escondida de meus olhos.”

2ª Realização do calvário de Cristo.
O problema do pecado é resolvido:
1Jo 1:7 “ Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”
Ap 1:5 “ e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra.Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.”
Mt 26:28 “ Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão de pecados.”

3ª Realização do calvário de Cristo.
A redenção eterna é efetuada :
Hb 9:12 “ e não por meio de sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma eterna redenção.”
Gl 3:13 “ Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro.”
Cl 1:14 “ em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”

4ª Realização do calvário de Cristo.
A preeminência de Cristo é declarada:
Rm 14:9 “ Pois para isto Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.”
Cl 1:18 “ E ele é a cabeça do corpo, a igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.”
Hb 3:3 “ Jesus é tido como digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.”
Ap 1:8 “ Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso.”
Precisamos lembrarmos sempre da cruz. Na santa Ceia foi perpetuado esta ação tão significativa para a igreja de Cristo. O centro das mensagens mais importantes para a conversão é o sacrifício de Jesus na cruz.

Executemos a ordenança de Deus:

 “ Este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações a celebrareis por estatuto perpétuo. – Guardai, pois, a festa dos pães asmos, porque neste mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito. Pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.” (Bíblia Thompson, Ex 12:14,17,p.60)

E de nosso Senhor Jesus Cristo, em Lucas:

 “ Chegou o dia dos pães asmos em que era necessário sacrificar a páscoa. (...) E disse-lhes: “ Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes do meu sofrimento. (...) E tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-lhes, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.”” (Bíblia Thompson, Lc 22:7,15,19, p.956)

Não se esqueça nunca que Jesus fez todo este sacrifico por você e sua família, não abra mão deste Deus Salvador. Mesmo vivendo sendo desprezado por todos, vivendo adversidades, perseguições; a sua vitória esta nas MÃOS DE DEUS, nas MÃOS DE DEUS. Foi através das mãos Dele que foi realizado a sua salvação e vitória, somente creia.  



"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós " 2Co 13:13




Pb Pedrinho - Igreja Semear com Cristo.



Tema: Aflição

Titulo: O que devemos fazer quando chega a aflição

Texto básico:Recebendo Ezequias a carta das mãos dos mensageiros, e lendo-a, subiu à casa do Senhor, e a estendeu perante o Senhor. – E orou Ezequias perante o Senhor: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra. – Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e vê; ouve as palavras que Senaqueribe enviou para afrontar o Deus vivo.” (2Rs 19:14-16, Bíblia Thompson)


Todas as pessoas almejam ter uma vida longa, cheia de alegria, tranqüilidade e muita paz. Nós queremos as melhores coisas desta vida: carro; casa; dinheiro; emprego; viagens; status; reconhecimento, e até caímos no engano de nuca passar pela aflição devido a impressão que todas as coisas que referi acima ilusoriamente trás. A sua vida dá a impressão que nada de errado vai acontecer? Tudo parece que esta bem? Tudo possivelmente vai dar certo? Você deve ter notado que usei as palavras impressão; parece; possivelmente, por quê? O sábio Salomão escreveu “Não presumas do dia de amanhã, pois não sabes o que produzirá o dia.” (Pv 27:1)

Como saber que todos os dias de sua vida tudo vai estar bem; vai dar certo e nada vai dar errado?

Uma coisa há, com toda a certeza, dias de aflição virá. A nossa vida é como um gráfico de demonstração financeiro, um dia o gráfico mostra que as coisas estão indo bem, outro dia nem tanto assim – sabe né, altos e baixos. Temos que estar preparados para enfrentar a nossa adversidade e a momentânea aflição deste mundo.


Espero que enquanto lê este artigo você não esteja vivenciando um período de aflição, mas é muito proveitoso continuar lendo para que quando o “dia mal” chegar esteja preparado, mas se você estiver vivendo neste período tenebroso lembre-se: Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta ainda se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti( Iz 49:15) Você não esta sozinho.

Alguns acreditam que só de servir e estar nas igrejas já é um motivo de se livrar das aflições, outros são ensinados a acreditar que quem passa por aflições são aqueles que estão abandonados por Deus ou servem a um deus falso. Ledo engano, líderes que ensinam em “suas” igrejas este tipo de teologia só querem prender seus seguidores ali para obter deles “o lucro”. Não é o que observamos quando lemos o capítulo 18 de 2Reis. Ezequias fez o que era reto aos olhos de Deus, tirou os altos (lugares onde o povo pagão adorava supostos deuses de barro construídos por artesãos), engraçado parece que não mudou muito, só não é em jardim aberto. No versículo 5 acompanhe o que diz: “Confiou no Senhor Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.”, o que que é isso caro leitor, esse Ezequias tinha ou não a aprovação de Deus? Então porque algumas denominações ensinam que se você esta passando por aflição esta servindo a um deus falso? Dizem: vêm para cá que o verdadeiro esta é aqui, hipócritas! Para reforçar veja o que diz no versículo 7 “E o Senhor foi com ele; para onde quer que saísse prosperava. Rebelou-se contra o rei da Assíria, e não o serviu.” O que eu tiro destas experiências de Ezequias é que todos nós que servimos a Jesus Cristo podemos e deveremos passar um dia por alguma aflição.

Então, o dia da aflição daquele que era fiel a Deus chegou. Através de mensageiros do rei Senaqueribe veio a noticia da eminente aflição para Ezequias e todo o povo de Judá.
Como o de Ezequias o seu dia também chegou?

O que devemos fazer quando chega a aflição?

Em 1º lugar devemos oferecer sacrifício a Deus: em 2Sm12:16 relata o sacrifício que o rei Davi ofereceu por seu filho tão desejado com Bate-Seba. “Buscou Davi a Deus pela criança. Jesuou e, recolhendo-se, passava a noite toda prostado em terra.” O filho estava no leito de morte, o tempo da aflição de Davi houvera chegado, mas ele estava pronto para aguardar a decisão de Deus com um sacrifício, faça como Davi espere com paciência no Senhor e deixe-O que tome a decisão certa por você. “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.”(Sm 125:1)

Acabe também passou por uma aflição devido os seus pecados. Em 1Rs 21:21-22 esta escrito “Trarei o mal sobre ti, lançarei fora a tu posteridade, e arrancarei de Acabe todo homem, escravo ou livre, em Israel. Farei a tua casa como a de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías, por causa da provocação com que provocaste à ira, fazendo Israel pecar.” E no versículo 27 registra-se “Quando Acabe ouviu estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu-se de pano de saco, e jejuou. Dormia em sacos, e andava humildemente.” Vê o sacrifício deste rei, desceu de sua realeza para sacrificar-se a Deus no meio de sua aflição.

Em 2º lugar devemos ser submissos a vontade de Deus: Chegou o dia da aflição do profeta Eli, Deus fala com Samuel “Naquele dia suscitarei contra Eli tudo o que tenho falado a respeito da sua casa; começarei, e o cumprirei. Pois já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia; seus filhos se fizeram execráveis(o que provoca horror, abominável, dicionarioinformal.com.br) , e ele não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifícios, nem com ofertas de cereais.”(1Sm 3:12-14) Eli sabia que Deus chamou Samuel para lhe falar algo, mas Samuel nada expressou a Eli, então falou Eli a Samuel: “Que te falou o Senhor? Não o escondas de mim. Assim Deus te faça, e outro tanto se me encobrires alguma coisa de tudo o que te falou. Então Samuel lhe contou tudo, e nada lhe encobriu. Disse Eli: È o Senhor, faça o que bem parecer aos seus olhos.” (1Sm3:17-18)

Diante desta grande aflição Eli podia muito bem não aceitar sua triste sentença, mas a reação de Eli foi inversa, atribuiu seu vitupério à ação de sua inércia diante dos problemas causados por seus filhos, e reagiu submisso a determinação e sentença de Deus.

O próprio Senhor Jesus Cristo em Mt 26:39 mostra-nos que na hora da aflição a melhor atitude a se tomar é a submissão a vontade de Deus “Indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”

Em 3º lugar; o que devemos fazer quando chega a aflição? Devemos estar na presença de Deus: Sermos fiéis.

• Como Calebe em Nm14:24 “Porém o meu servo Calebe, porque nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança.” Mesmo diante da aflição de ter que entrar na terra prometida que mana leite e mel através de uma conquista à força, já que eles não foram preparados para tal coisa e ainda saber que seus oponentes eram maiores em tamanho e em força, colocou com certeza Calebe em cheque com Deus, mas não em cheque-mate, enquanto o povo estava querendo abandonar a Deus e voltar para o Egito Calebe e Josué foram fiéis “e disseram a toda a congregação dos filhos de Israel: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa.”(Nm14:7) Ser fiel é a atitude correta de se adquirir de Deus o socorro bem presente.

• Como os sete mil em Israel em 1Rs19:18 “Também conservei em Israel sete mil – todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não beijou.” O Senhor esta vendo os fiéis, e você se enquadra neles? Sim, então glorifique ao Altíssimo porque Ele vela por você nesta hora de aflição. Jesus batalhará por você e fará de você um vitorioso “Guerrearão contra o cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, chamados eleitos, e fiéis.”( Ap17:14)

Bem, o que faz Deus quando você esta em aflição?

Ele esta com você !!! Glória a Jesus!

Em Gn39:20-23 “Então o Senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados. Mas enquanto José ficou ali no cárcere, o Senhor era com ele; estendeu sobre ele a sua benignidade, e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro.” O versículo 23 “O carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava nas mãos de José, porque o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo o que ele empreendia.”

Em Gn28:15 “Estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra. Não te deixarei até que tenha cumprido aquilo que te tenho dito.”

Em Dt20:1 “Quando saíres a batalha contra teus inimigos, e vires cavalos, carros, e exército mais poderoso do que o teu, não os temerás, porque o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.”

O Senhor esta com você, nesta batalha não terás que batalhar pois Ele pelejará por você, esta crise vai passar, este período vai ser vencido, este momento já foi programado por Deus para que receba a sua benção; a final “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.”(Rm8:35-37)

Porque você esta aí parado, estático, Deus esta esperando você apresentar diante Dele a sua petição, Ele quer ouvir a sua voz, o Altíssimo aguarda a sua aproximação, o salmista Davi em seu mictã (Mictão vem do hebraico Michtam. Embora a tradução livre desta palavra hebraica seja “ouro puro”, Michtam é um termo composto de duas palavras: Mach, que significa “humilde”, e Tam, que significa “perfeito”. Por conta desta tradução livre, algumas pessoas nomeiam estes Salmos com a alcunha de “Salmo dourado). escreveu: “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.”(Sl 16:8) , o mesmo Davi no salmo 145:18 “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.”

Ezequias precisava de um socorro diante de sua aflição, logo invocou a presença do Senhor:

Recebendo Ezequias a carta das mãos dos mensageiros, e lendo-a, subiu à casa do Senhor, e a estendeu perante o Senhor. E orou Ezequias perante o Senhor: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra. Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e vê; ouve as palavras que Senaqueribe enviou para afrontar o Deus vivo.” (2Rs19:14-16)

Neste tempo de aflição é necessário que você invoque ao nome do Senhor Jesus, clame agora mesmo por seu poder libertador, por seu poder abençoador, por seu poder perdoador. Jesus não esta parado, inerte diante de sua aflição, mas esta trabalhando por você e sua família. Ele se entregou na cruz do calvário justamente por você.

Não sei se você já firmou um compromisso de serviço a Jesus Cristo, se for servo tenha em mente, confie somente nele, mas se ainda não firmou um compromisso, quero te convidar a entrar nesta fileira dos que servem a Ele. Jesus disse: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus.”(Mt10:32)

Caro leitor, sei que algumas palavras que o evangélico recita soa muito estranho para você, como, “aceite a Jesus como salvador” e você pensa, mas eu acredito,já aceitei Jesus. Aceitar Jesus para o cristão não é só acreditar, é observar e cumprir os mandamentos de Jesus, é seguir a Jesus; quando alguém se ajoelha diante de outra pessoa e confessa uma fé nela, seja o que for, intercessão, cura, livramento, proteção, etc.., então não serve a Jesus e não pode ser chamado de cristão porque a bíblia diz em At11:20 “Havia, porém, entre eles alguns de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.”, veja, anunciando a Jesus e não outras pessoas com supostos poderes ou possibilidades de intercessão.

Foi por seguir somente Jesus que fora reconhecidos em Antioquia, o versículo 26c demonstra que seguir a Jesus e ninguém de sua família, irmão, irmã ou mãe, é que fez sê-los ser reconhecidos “Em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.”

Você é realmente um cristão? È?

Você quer ser um cristão? Quer mesmo? Que maravilhoso !!!

Então faça uma aliança com Ele agora mesmo, aí mesmo onde você esta.

Repita estas palavras: Senhor Jesus eu o confesso como meu único intercessor, único salvador e único Deus. Jesus eu revogo em minha vida qualquer ser que me faça ser mais fiel do que a Ti. Confesso que não há outro deus além de Ti e que o seu sacrifício no calvário foi por mim. Jesus, dirija aminha vida e os meus planos para a sua Glória, amém.


"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós " 2Co 13:13




Pb Pedrinho - Igreja Semear com Cristo.




Titulo: Família




Tema: Família, obra prima de Deus.

Conceito: Família é o sistema social básico, instituído no Èdem por Deus, para a constituição da sociedade e prossecução(prosseguir;continuação)da raça humana.



Gn 1:28 “ E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a”.
               Jesus utilizou-se da família para ilustrar certos atributos, atos, qualidades e dádivas de Deus; como o amor, o perdão, a longanimidade, a paternidade.
               Vários dos milagres de Jesus estão relacionados à família, suas necessidades, provações, encargos e responsabilidades. ( Mt 8:5-15 – Centurião; Mt 9:18-26 – A cura da mulher com fluxo de sangue).

                           Dentre as várias atribuições da família; destaco 03 (três).

1º Vida intima conjugal – Só o casamento justifica e legitima a união sexual marido-mulher, em Gn 1:28 e 3:24 está registrado que, após o casamento, homem e mulher “ serão ambos uma carne ” – “ Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne. ”

2º Educação – No Sl 127:3ª “ Os filhos são herança do Senhor ” e não meros acidentes biológicos na vida do casal.
                         Cada filho importa-nos em 05 (cinco) principais responsabilidades: a) Um corpinho para cuidar(vestuário,saúde,etc.); b)Um estômago para alimentar; c) Uma personalidade para formar; d) Uma mente para educar e e) Uma pessoa completa para ser conduzida a Cristo, seu Salvador e Senhor.
                         Pv 22:6 “ Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele ”.
               Quem é para instruir? O mundo? Coisa nenhuma – os pais.

                         A mãe tem a responsabilidade de dar bons testemunhos aos filhos. 2 Tm 1:5 “ trazendo á memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti ”.

3º Afeto (Amor) – Ef 5:25 “ Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela ”.
                         As relações afetuosas, fraternas e cordiais iniciam-se na família. E o pai é o responsável por esta propagação do afeto e amor.

                Exemplos de Deus como Pai:

1º Pai cuidadoso e provedor que jamais falha – Mt 10:28,30,31

2º Pai amoroso. Não há maior amor que o de Deus por nós Jo 3:16 “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” e Jo 15:13 “ Ninguém tem maior do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos ”.

3º Pai conciliador – N a parábola do filho pródigo Jesus nos mostra o papel dos pais como conciliadores. Lc 15:31,32 “ Respondeu-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas. Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado ”.

                         Neste final não posso deixar de falar um pouco dos filhos no contexto de família. A palavra do Senhor diz que os filhos:

                         São presentes de Deus – Gn 33:5 “ Depois Esaú levantou os olhos, e viu as mulheres e os meninos e perguntou: Quem são estes contigo? E ele respondeu: Os filhos que Deus bondosamente deu a teu servo. ”.
                         Recebe promessas – Ef 6:23 “ Honra a teu pai e a tua mãe – que é o primeiro mandamento com promessa - , para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. ”.

               O Senhor quer abençoar as crianças, principalmente:



- As que buscam a Deus: Pv 8:17 “ Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam, encontram ”.

- As crianças obediente: Pv 8:32 “ Agora, pois, filhos, ouvi-me; bem aventurados são os que guardam os meus caminhos ”.

                O Senhor Jesus Cristo ama todas as crianças e todas as famílias:

At 2:39 “ A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe – a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar ”.

                        Jesus esta chamando você e sua família, vêm fazer parte do Reino de Deus. Você é filho amado de Deus e um pai vê os filhos como uma criança – Jesus é o mesmo ontem; hoje e será eternamente e Ele diz “ Deixai vir a mim as criancinhas, e não a impeçais, pois das tais é o Reino de Deus ”. Vem ! !

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós " 2Co 13:13




Pb Pedrinho - Igreja Semear com Cristo.



PORQUE NÃO GUARDAR O SÁBADO?

• – O Sábado faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e o povo israelita:

“Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério” (Ex.31:16).

“Lembra-te (povo hebreu) de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado” (Dt. 5:15, parênteses do autor).

• – Antes do concerto do Sinai Deus não ordenou a ninguém que guardasse o Sábado:

“E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida” (Gn.3:17); “Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”Gl.3:10); “Guardais dias(no caso o Sábado), e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós” (Gl.4:10-11, parêntesis nosso); “ concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Rm.3:28).

• – Jesus Cristo foi a última pessoa que teve obrigação de guardar a Lei e o Sábado:

“mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”(Gl.4:4-5; Rm. 10:4).

• – O Sábado faz parte da lei e esta foi por Cristo abolida totalmente:

“... e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz”(Cl.2:14); “mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto (a Lei), permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele (a Lei e tudo o que nela está incluído, no nosso caso o Sábado) abolido” (II Cor.3:14). { Grifo do autor}.

Os adventistas, para imporem a obrigatoriedade da guarda do Sábado, se valem de argumentos infundados estabelecendo uma distinção entre a Lei Moral e Lei Cerimonial, Lei de Deus e Lei de Moisés, dizendo que a Lei Moral ou lei de Deus se restringe aos 10 mandamentos e continuará para sempre, e que a Lei de Moisés ou Lei cerimonial abrange o Pentateuco escrito por Moisés e foi abolida. Essa distinção é imprópria e inescriturística.
Vejamos:
- “E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés” (Ne.8:1). Observe a expressão “o livro da Lei de Moisés”. Este mesmo livro, denominado de “Lei de Moisés” é, a seguir, assim chamado: “E leram no livro, na Lei de Deus; e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse”; “E acharam escrito na Lei que o Senhor ordenará, pelo ministério de Moisés, ...”(Ne.8:8; 8:14)

- “Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá”(Mc.7:10). Ora, nós sabemos pôr Êx. 20:12 que se trata do quinto mandamento, e, no entanto se diz que “Moisés disse”.

- “Não vos deu Moisés a lei? No entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me?” (Jo. 7:19). Onde a Lei proíbe o homicídio? Em Êx. 20:13, dentro dos dez mandamentos. O decálogo é chamado por Jesus de Lei de Moisés.
O apóstolo Paulo chama o decálogo de Lei; “... pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera” (Rm.7:7). Para o apóstolo Lei mosaica e decálogo eram a mesma coisa.
Essa divisão da lei em duas é artificial, sem qualquer apoio bíblico, mas fundamental para impor a guarda do Sábado na doutrina Adventista.

• – Estamos em um novo concerto muito melhor, fazendo-se necessário à mudança da Lei:
“Mas agora alcançou ele (Jesus) ministério tanto mais excelente quanto é mediador de um melhor pacto (aliança ou concerto), o qual está firmado sobre melhores promessas” (Hb. 8:6). {Grifo meu}
Faz-se, aqui, necessário uma explicação sobre o nosso novo concerto e a mudança da Lei. Foi o próprio Cristo que instituiu a nova aliança (Mt.26:28) trazendo assim uma nova concepção da vida espiritual que Deus quer que tenhamos. Isso foi tão profundo que os judeus não entenderam e nem aceitaram. A lei dizia: “olho por olho, e dente por dente”. Jesus disse: “não resistais ao mal; mas se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mt.5:38-39). A mudança que foi feita não exclui nem um til da lei (Mt.5:18), mas uma concepção mais profunda da mesma. Isso nem os Judeus e muito menos os Adventistas entendem. Quanto ao Sábado, a Lei dizia que deveria ser guardado e santificado (Ex.20:8), mas no novo pacto isso muda e o que tem que ser guardado e santificado é o povo de Deus, não só em um dia da semana, mas nos sete. Isso é pelo fato do Sábado ser feito para o homem e não o homem para ser escravo do Sábado (Mc.2:27-28). Todos os dias para os cristãos têm que ser santo e especial, pois em qualquer um desses dias Jesus pode voltar (Mc.13:32). A nova concepção do Sábado é muito mais profunda do que qualquer sabatista possa querer explicar, pois muitas são as mudanças na visão dessa lei da guarda do Sábado. Em Hebreus (capítulo 4) Jesus é o próprio Sábado e é claro que o Senhor reina em todos os dias. Para a Igreja o Sábado, que era o dia da santificação, tornou-se todos os dias. É uma pena que os Adventistas e sabatistas consagrem apenas um dia para o Senhor, pois A IGREJA DE CRISTO CONSAGRA TODOS OS DIAS PARA O SEU SENHOR.

Explica o seguinte o Dr. G. Archer sobre essa problemática: “...a verdadeira questão é se a ordem sobre o sétimo dia, o Sábado do Senhor, foi transferida (Hb.7:12), no NT, para o primeiro dia da semana, o Domingo, que a igreja em geral honra como o dia do Senhor. De fato, ele é também conhecido como Sábado cristão. O âmago ou cerne da pregação apostólica ao mundo gentio e judaico, a partir do pentecostes era a ressurreição de Jesus (At.2:32). O ressurgimento de Cristo era a comprovação de Deus, perante o mundo, de que o salvador da humanidade havia pago o preço válido e suficiente pelos pecadores e havia superado a maldição da morte. O sacrifício expiatório eficaz de Jesus e sua vitória sobre a maldição da morte introduziu uma nova época ou dispensação da Igreja (Ef.1:10). Assim como a ceia do Senhor(I Cor.11:23-34) substituiu a Páscoa (Mt.26:17-30; Lc.22:7-23), na antiga aliança – “Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento (novo concerto, pacto, aliança)”. A morte de Cristo substituiu o sacrifício de animais no altar (Jo.19:30, Cf. Lv.), o sacerdócio arônico (Êx.28) foi substituído pelo sacerdócio supremo de Jesus “segundo a ordem de Melquisedeque”(Hb.7) e fez com que cada crente se torna-se um sacerdote (Ap.1:5). Também o quarto mandamento, dentre os dez, que pelo menos em parte tinha natureza cerimonial (Cl.2:16-17), deveria ser substituído por outro símbolo, mais apropriado à nova dispensação - O DOMINGO “Dia do Senhor”. (Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas, pág. 125)

• – No novo concerto, sob qual estamos (Hb. 8:6), não existe mandamento para guardar o Sábado embora encontremos todos os outros do decálogo.
Leiamos:
“Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se quereres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens” (Mt.19:18-22).

É evidente que, na opinião dos sabatistas, uma das mais importantes doutrinas é a da guarda do Sábado. Se realmente fosse tão importante a guarda sabática, então seguramente teria de haver menção do mandamento no Novo Testamento. Entretanto, todos os outros mandamentos do decálogo são repetidos muitas vezes, porém o fato é que não encontramos o mandamento sobre o Sábado no Novo Testamento nem sequer uma vez. No caso do jovem rico, Jesus enumerou a maioria dos mandamentos, mas deixou de fora o mandamento sobre o sétimo dia. O grande questionamento seria o porquê o Novo Testamento, que cita todos os demais mandamentos do decálogo, não explicita a questão da guarda sabática.

• – O apóstolo Paulo era apóstolo dos gentios, mas nunca ensinou ninguém a ficar guardando dias. Muito pelo contrário, ele afirmou que se alguém ficar guardando dias o evangelho da graça é inútil para essa pessoa:
“Guardais dias (no caso o Sábado), e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós... Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes”. (Gl.4:10-11; 5:4). {Grifo meu)

• - Os sabatistas condenam quem não guarda o Sábado e afirmam que esta pessoa não será salva.
“Foi-me mostrada então uma multidão que ululava em agonia. Em suas vestes estava escrito em grandes letras: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. Perguntei (ao anjo) quem era aquela multidão. O Anjo disse: Estes são os que já guardaram o sábado e o abandonaram. Vi que eles haviam ... enlameado o resto com os pés – pisando o sábado a pés; e por isso foram pesados na balança e achados em falta.” (Primeiros Escritos, pág.37)

• O apóstolo Paulo da uma dura repreensão para estas pessoas que condenam os seus irmãos:
“Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente” (Rm.14:4-5).

“Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão” (Rm.14:13).

Sabemos de dezenas de histórias de pessoas que ficaram endividadas e chegaram até a passar necessidades e sabe porquê? Os sabatistas proibiram o irmão de trabalhar naquela determinada firma, pois lá se trabalhava aos sábados. É impressionante como uma doutrina chega a ser extremista e a prejudicar a comunidade.
Ainda bem que existe as verdadeiras Igrejas de Cristo para ensinar a verdade para as pessoas. A verdade é libertadora (Jo. 8:32) e não opressora como esta doutrina. As pessoas procuram as igrejas para tirarem o fardo pesado das costas (Mt. 11:28-30) e muitas vezes ao chegarem lá os seus fardos não se aliviam e sim ficam mais pesados. É o caso de quem se achega à igreja Adventista, pois quem não guarda o Sábado está fora da comunhão e doutrina da igreja. Os líderes condenam veementes os que ali no meio não cumprem a guarda deste dia. Isso é muito triste!

Explicando Colossenses 2:16
“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16-17).

Para fugir à evidência de Cl.2:16-17, onde Paulo se refere ao Sábado semanal como integrante das coisas passageiras da Lei que terminaram com a morte de Cristo na cruz, algumas denominações costumam argumentar que a palavra “Sábado” não se refere ao sábado semanal, mas aos anuais ou cerimoniais de Lv.23. O que não é verdade, pois os sábados anuais ou cerimoniais já estão incluídos na expressão “dias de festa”. Esta indicação mostra positivamente que a palavra SABBATON, como é usada em Cl.2:16, não pode se referir aos sábados festivos, anuais ou cerimoniais. Sendo assim é difícil para algumas denominações sustentar a sua doutrina sabática, desde que temos visto que o Sábado pode legitimamente ser tido como “sombra” ou símbolo preparatório de bênçãos espirituais e não dogmas legalistas (vrs. 17).

Matéria do professor de religiões João Flávio Martinez; Publicado em 16/03/2007;no endereço http://www.cacp.org.br/




Oração- o relacionamento do cristão com Deus

Todo o relacionamento parte da premissa do conhecimento e amizade de uma pessoa com outra. Relacionamento significa convivência harmoniosa e parceria perfeita onde os integrantes convivem entre si conscientes de suas diferenças. Relacionamento segundo o dicionário Aurélio significa “Ato ou efeito de relacionar(se); Capacidade de relacionar-se,conviver ou comunicar-se com outros; Ligação de amizade, afetiva, profissional, etc., condicionada por uma série de atitudes recíprocas; relação.” Na visão cristã o relacionamento é um pouco diferente; além da visão do Aurélio tem o relacionamento através da ORAÇÃO e COMUNHÃO.

A bíblia registra que o nosso relacionamento com Jesus Cristo tem que ser intimo e constante através da oração e comunhão.

1Sm 14:36 “ Depois disse Saul: Desçamos de noite atrás dos filisteus, e não deixemos de resto um homem sequer deles. Responderam: Faze tudo o que bem te parecer. Disse, porém, o sacerdote:Consultemos aqui a Deus.” O rei Saul estava determinado em capturar os soldados filisteus que havia se esquecido da ordem das coisas para Deus agir em seu favor – ter comunhão com o Eterno. Sem pensar mandou que cada um lhe entregasse “ o seu boi, e cada um sua ovelha, e degolai –os aqui, e comei.”(vs 34). Saul edificou um altar a Deus e convocou-os a dar continuidade a perseguição aos filisteus, mas se esqueceu de antes da convocação aos seus soldados e valentes ele tinha que pedir a Deus sua orientação; ainda bem que tinha alguém que não se esqueceu do mais importante – buscar primeiro a Deus – o sacerdote, então o homem de Deus que entende o que é ter um relacionamento com Deus exclamou: “Consultemos aqui a Deus”.vs 36c. Isto é ter realmente consciência de se ter um relacionamento com Deus, não importa qual é o assunto ou importância dele, tem que sempre consultar ao Senhor; porque é assim que acontece quando se relaciona com Ele.

O salmista Asáfe em seu cântico 73:28 disse: “ Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus. Pus o meu refúgio no Senhor Deus; anunciarei todas as tuas obras.” Constantemente o salmista elevava a sua mente e seu espírito ao Senhor para adorá-lo e exaltá-lo através da comunhão e oração.

Na 1 carta de João 2:28 o escrito fala sobre a comunhão com Jesus o Deus Eterno dizendo: “ E agora,filhinhos, permanecei nele, para que quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.”

Bem, no campo do relacionamento com Deus onde temos a comunhão e a oração; quero neste estudo falar somente sobre o relacionamento do cristão através da oração, e, neste contexto escrever sob dois sub-temas – Porque algumas orações não são respondidas e Qual é o tempo de orar.

PORQUE ALGUMAS ORAÇÕES NÃO SÃO RESPONDIDAS:

1º PECADO – Is 59:2 “ Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus”. O pecado faz Deus nos abandonar Is 64:7 “ Ninguém há que invoque o teu nome, que desperte, e te detenha; pois escondeste de nós o teu rosto, e nos consumistes por causa das nossas iniqüidades”.

2º DESOBEDIÊNCIA – Zc 7:11-13 “ Eles porém, não quiseram atender, e me deram o ombro rebelde, e tamparam os ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram os seus corações duros como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito mediante os profetas que nos precederam. Por isso veio a grande ira do Senhor dos Exércitos. Quando eu clamei, eles não me ouviram; assim também quando eles clamaram, eu não os ouvi, diz o Senhor dos Exércitos.”

A desobediência leva –nos a rejeitar a Deus: 1Sm 8:7 “ E o Senhor lhe disse: Ouve a voz do povo em tudo o que te dizem, pois não rejeitaram a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre eles.”. Sl 81:11 “ Mas, o meu povo não quis ouvir a minha voz, Israel não me quis.”.

A desobediência leva –nos a rebelião: Ne 9:26 “ Mas foram desobedientes e se revoltaram contra ti; lançaram a tua lei para trás das costas. Mataram os teus profetas, que protestavam contra eles para que voltassem a ti; cometeram horríveis blasfêmias.”.

PORQUE ALGUMAS ORAÇÕES NÃO SÃO RESPONDIDAS:

3º FALTA DE FÉ – Hb 11:6 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”. Tg 1:5-6 “ Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.” Por isso existem tantas pessoas que não conseguem achar o que procuram em um só lugar – vira um visitante em tantas igrejas e reuniões. Tentam acreditar em homens que de alguma forma fazem coisas extraordinárias a serviço de Deus, como: revelar, profetizar e etc.., mas se esquecem de ter fé no Deus vivo que fala por quem Ele escolhe. Talvez algumas de suas orações não são respondidas porque elas não estão sendo direcionadas a Ele e sim aos homens. Na hora de nossas orações ( digo que oração é um diálogo e não um monologo ao qual falamos ao vento, não, o nosso Deus é um Deus de Perto e de longe(Jr 23:23) e está a ti ouvir ) por isso, a fé é muito importante 1Jo 3:23 diz “ Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.”.

Estes são alguns motivos aos quais algumas de nossas orações não são respondidas e claro que não tenho a pretensão de dizer que estes são todos, mas, certamente ajudará você a refletir sobre o assunto.

Bem, parece que não, mas, há pessoas que além de ter suas orações ou algumas delas não respondidas por não compreenderem que vivem em comum acordo com estes motivos acima descritos; não sabe qual é o TEMPO DE ORAR.

Sei que você já tem a consciência que a oração é o canal de comunhão e comunicação com Deus – é um dos mecanismos de se ter um relacionamento com Cristo o nosso Senhor, portanto, o próprio Deus disse a Salomão quando dedicou o templo a Ele em 2Cr 7:14 “ Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e ORAR, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”. Então amado(a), qual é o tempo de orar já que a oração ou diálogo com Deus é tão importante no relacionamento cristão?

Gostaria de relacionar cinco tempo ou momento de orar:

1º TEMPO DA PROSPERIDADE – At 10:1-2 “Havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo ORAVA a Deus.”. Este homem gozava de uma posição privilegiada na corte por ser um centurião e, além disso, possuía uma vida financeira equilibrada e próspera. O rei Salomão, um homem prospero, rico, não se esqueceu de orar a Deus quando transferiu a arca da aliança da cidade de Davi que é Sião para o templo em Jerusalém 1 Rs 8:22 “ Pôs –se Salomão diante do altar do Senhor, em frente de toda a congregação de Israel, estendeu as mãos para os céus,”.

2º TEMPO DA ADVERSIDADE – At 16:25 quando Paulo e Silas passava por uma grande adversidade logo se lembraram do segredo do relacionamento e comunhão com Deus – oração. “perto da meia noite Paulo e Silas ORAVAM e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.”. Você passará algumas vezes por adversidades, mas não se esqueça do exemplo de Paulo e Silas e Também de Jesus que na hora da sua adversidade orou “Indo um pouco diante, prostrou-se sobre o rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” Mt 26:39. Será que a sua adversidade é maior que a de Jesus Cristo que você não consegue mais orar?

3º TEMPO DA ENFERMIDADE – Tg 5:14 “ Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e OREM sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor”. Uma das maiores enfermidades que assola a humanidade é a morte, ela entrou através do pecado. Nós estamos sujeito as enfermidades da alma, do corpo e do espírito devido a queda de nosso patriarca Adão quando do momento da desobediência a ordenança de Deus. A morte é a conseqüência mais terrível que ficou como herança do pecado, mas, Jesus através da oração glorificou o Pai quando se manifestou a morte em Lázaro “ Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas eu disse isso por causa da multidão que me rodeia, para que creiam que tu me enviaste.” Jo 11:41-42. Se é tempo de uma enfermidade não se cale mas ore ao Senhor Jesus Cristo que curou Lázaro, Ele pode curá-lo também.

4º TEMPO DA NECESSIDADE – Fp 4:6 “ Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela ORAÇÃO e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus.” Paulo aconselha os colossenses a orar no tempo da necessidade, já que esta igreja devia estar sendo perseguida por amor a Cristo como ele “Perseverai na oração, velando nela com ações de graça. Orai também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou preso. Orai para que o manifeste como devo fazer.” Cl 4:2-4. Esta vivendo este momento tão conturbado da necessidade? Talvez amorosa, familiar, financeira, espiritual, sentimental, paterna, etc.. não esqueça que você têm um Pai que zela por você, e, que como os tessalonicenses ti escolheu desde o princípio “.. porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” 1Ts 2:13b e nunca vai esquecer de você neste momento da necessidade.

E por último, (claro, mais uma vez digo que não tenho a pretensão de afirmar que esgotei todo o assunto; é somente uma pequena contribuição para estimular o nosso desejo de conhecimento.)

5º EM TODO O TEMPO – Ef 6:18 “E orai em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito. Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”. Temos que ter constância em perseverar até o fim “ O justo segue o seu caminho, e o puro de mãos vai crescendo em força.”, Jó 17:9 “ E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gl 6:9, e em 1Pe 1:13 Pedro escreveu “ Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo.”. Ser constante e perseverante em oração é uma virtude que só tem aqueles que gozam de um relacionamento com Cristo. Aumente a cada dia a sua comunhão com Deus tendo constância em perseverar e continue na vigilância contra o pecado e a tentação “ Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mt 26:41 em 1 Co 10:12 Paulo diz “ Aquele,pois, que pensa estar de pé, cuida para que não caia.”e em Colossenses 4:2 “ Perseverai na oração, velando nela com ações de graça”. Temos que em todo o tempo VIVER PARA DEUS em oração, perseverança, confiança e fé “ Ora,Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para ele todos vivem.” Lc 20:38, “ Se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos.De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.” Rm 14:8 e Gl 2:19 “ Pois eu pela lei estou morto para a lei, a fim de viver para Deus.”.

A conclusão é: A falta de oração e da busca constante da vontade de Deus leva o homem a uma vida que prejudica a si próprio e aos que o rodeiam. Atribuindo-se da oração como meio de um melhor relacionamento com Deus, Ele está sempre disposto a ouvir e atender àquele que o busca de coração. Portanto devemos, nos humilhar, retornar a Deus, converter-nos dos nossos maus caminhos, buscar a presença de Deus continuamente “ E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo a sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus” Fp 4:19

Que a Paz do Nosso Senhor Jesus esteja continuamente com você e sua família. Leia sempre a Palavra de Deus.
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós " 2Co 13:13
Pb Pedrinho - Igreja Semear com Cristo.








A VINDA DE JESUS - O CRISTO

Leitura: “E fazei isto, conhecendo o tempo. Já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” Romanos 13:11



    Muitos perderam a esperança e a fé na volta de Jesus e dizem em seu coração que não acontecerá este dia tão importante para o cristianismo. As pessoas estão tão tomadas pelas coisas desta vida material que nem pensam nesta possibilidade.

    A palavra da verdade – a Bíblia Sagrada registra que o próprio Senhor Jesus predisse diante do sumo sacerdote Caifás a sua vinda. Está escrito no capítulo 26 e versículo 64 de Mateus “Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste. Porém vos digo que em breve vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso, e VINDO sobre as nuvens do céu.”

    O médico Lucas registra em sua carta a fala de Jesus sobre o sermão profético sobre a destruição do templo e que se realizou em 70 d.C e também sobre o princípio das dores onde o Senhor diz “ Então verão VIR o Filho do homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.”(Lc 21:27)

    No livro dos Atos dos apóstolos no capítulo 1 os apóstolos de Cristo vêem Jesus subindo para o céu depois de serem orientados - “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” (At 1:8) e logo enquanto Jesus subia para o céu apareceu dois homens vestidos de branco “os quais lhes disseram: Varões galisteus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir, assim como para o céu o viste ir.”(At 1:11)

    O escritor aos hebreus no capitulo 9 e versículo 28 prediz sobre a vinda de Jesus “ assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez, para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.”

    Claro que o homem gosta da previsibilidade o que se faz diferente de Deus, os planos do Senhor sobre este assunto não é dividido com a sua criação – o homem. A Palavra de Deus deixa claro que a ocasião é desconhecida:

    Em Mt 24:27,36 “ Pois assim com relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.” “ Porém, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho mas unicamente o Pai.” Será rápido e só o Pai saberá o momento, por isso temos que ficar a espera; confiante e cheio de esperança para este grande dia. Lucas escreve no capitulo12 e versículo 40 “ Portanto, estai vós também apercebidos, porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.” Ele virá em uma ocasião desconhecida para todos nós, quem se arriscar em dar uma data estará se arriscando em receber um título de “o filho da mentira”( o pai é o diabo).

    Não se engane Ele vem!!

    A Bíblia afirma que está próxima a sua volta:

    Paulo escrevendo aos filipenses no 4:5 disse “ Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.” A nossa coroa, e alegria têm que estar firme em Cristo nosso Senhor. Hebreus 10:37 o escritor lembra-nos que “Pois ainda em pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.” E Tiago 5:8 fala da paciência que temos que ter à espera da volta de Jesus “Sede vós também pacientes, e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.” Amado do Senhor aguarde firme, pois está chegando o grande dia para todos os salvos em Cristo Jesus.

    A vinda de Jesus Cristo tem propósitos, não será um acontecimento sem sentido ou simplesmente para provar aos descrentes seu poder e majestade – não!! Em Mt 16:27 é revelado um dos propósitos da vinda do Rei dos reis “ Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então RECOMPENSARÁ a cada um segundo as suas obras.” Será que suas obras lhe dá o direito a alguma recompensa? Boa pergunta não??

    Na mesma carta de Mateus 25:31,32 outro propósito “Quando o Filho do homem vier em glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. Todas as nações se reunirão diante dele, e ele apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.”A Palavra aqui relacionada a ovelhas lembra os que servem e são amigos de Jesus “ Eu sou o bom pastor; eu conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas me conhecem.”(Jo 10:14) e bodes os dispersos que servem o “mundo” “Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade com Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”(Tg 4:4)

    Você é o que, bode ou ovelha? Outra boa pergunta??

    Mais um propósito da vinda de Jesus: 2Tm 4:1 “ Conjuro-te, pois, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de JULGAR os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino; ” Judas 15 “ para fazer JUÍZO contra todos, e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram.”.

    Você pode estar pensando agora o que então tenho que fazer para estar preparado para a volta de Cristo Jesus? Vou relacionar para você algumas ATITUDES CORRETAS de quem a espera:

    Mordomia ou Serviço – “ Chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu volte.”(Lc 19:13) Jesus comissionou todos nós “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.”(Mc 16:15), você está fazendo isto?

    Paciência – “ de modo que nenhum dom vos falta, aguardando a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Co 1:7).

    Caridade – “ Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor.” (1 Co 4:5).

Perfeita obediência – “ que guardes este mandamento imaculado e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” ( 1 Tm 6:14). E para encerrar e não tendo a pretensão de pensar que esgotei a lista das atitudes corretas e nem sou sem senso de pensar tal coisa.

Permanência Constante – “ E agora, filhinhos, permanecei nele, para que quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.” ( 1 Jo 2:28)

    A vinda de Jesus é certa, então se ainda não tomou a decisão de servi-lo; enquanto você lê este final tome-a. Não espere para pagar para ver se Ele vem ou não, pode ser tarde demais e Jesus pode dizer a você o mesmo que está registrado em Mateus 7:21-23 “ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade!”. Talvez você ore, reze, faça preces, mas ainda não tomou a decisão e pode ser que naquele dia escute abertamente isto – Pense!! Agora é a hora.

    Diga em vós alta SENHOR JESUS EU ACEITO E QUERO O SENHOR COMO MEU ÚNICO SENHOR E SALVADOR e o seu nome estará sendo escrito no livro da vida eterna.Amém.








"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós " 2Co 13:13



Pb. Pedrinho

Igreja Semear com Cristo.




 

Nenhum comentário: